Política:

 


POLÍTICA, ALÉM DOS LADOS!

Comecei minha trajetória acadêmica pela Ciência Política, com pouquíssima noção sobre conceitos e ideologias. Justamente por isso, mais do que a defesa de qualquer bandeira, sempre priorizei a compreensão dos dilemas da política e a lógica dos bastidores.

Nunca vivenciei a disputa eleitoral pelas trincheiras. Pelo contrário: sempre busquei entender a engrenagem por trás de cada campanha. Nem mesmo em 2012, quando me aventurei como candidato a vereador, pensei na conquista dos votos, a ideia era testar, empiricamente, a eficácia de uma campanha feita exclusivamente pela internet. O projeto não rendeu muitos votos, principalmente porque era uma ideia à frente do seu tempo, mas serviu como uma excelente experiência.

Entre a espada da revolução e a bandeira da reconstrução, existe um campo de reflexão. É ali que esse projeto mora. E esse campo não é neutro, pelo contrário, é tenso, fértil e necessário. Um lugar onde o contraditório tem vez e voz. Aqui, os clássicos são convocados não por nostalgia, mas por urgência, é preciso lembrar que já atravessamos revoluções, guerras mundiais e dilemas muito mais complexos. É isso que nos permite ter esperança num mundo mais racional e menos dividido.

Aqui, você vai encontrar textos que não escolhem lados, mas escolhem fundamentos. É uma página para quem ainda acredita que pensar politicamente é mais do que opinar ou militar. O objetivo é se expor ao conflito sem medo de perder o conforto ou mudar de opinião quando for preciso. Aqui, o debate é verdadeiro, os argumentos são afiados, mas não são infalíveis.

Vamos debater?

Comentários